terça-feira, 18 de agosto de 2015

ROCHAS ESPACIAIS

METEORITOS





 



Ou rochas-extraterrestres. Os meteoritos são as “estrelas cadentes” que atingem a superfície da Terra. As suas dimensões podem variar desde o tamanho de um grão de areia à de uma massa de várias toneladas (o meteorito de Hoba, Namíbia, pesa 60 toneladas, e o maior brasileiro é o achado em Monte Santo, Bahia, o Bendegó de 5.360 quilos), custodiado no Museu da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Os meteoritos têm dois entendimentos segundo a maneira de encontrá-los: “caídos”, aqueles que vemos caindo. E “achados”, aqueles que encontramos e reconhecemos por suas características típicas. Existem três categorias de meteoritos e a sua proporção encontrada na Terra: os Pétreos 94,4%, os Férricos 4,5% e os Mistos 1,1%. E a quantidade de ferro metálico nomina os meteoritos: Sideritos (mais de 90%), Siderolitos (50% mais ou menos), e o Aerolitos (menos de 20%). São normas ditadas pela Meteoritical Society. O meteorito férrico tem um conteúdo de níquel variando entre 5 e 15%, formando toda a massa dos meteoritos de ferro e mostra um padrão hexagonal sobre uma superfície polida e corroída por ácido nítrico (linhas de Widmannstatten). Esta composição não se encontra na crosta terrestre como minério. O ferro acha-se disseminado em meteoritos silicatados, em grânulos pequenos ou grossos, por vezes agregados maciços que consistem em grãos irregulares de diferentes minerais, o seu tamanho varia entre o microscópico e os vários centímetros de largura. Origem e classificação: os meteoritos são de uma maneira simples, rochas ígneas formadas fora da Terra. A maioria é proveniente da faixa de asteróides situadas entre as órbitas de Marte e Júpiter. Reconhecem-se os meteoritos por sua superfície fundida, cheias de cavidades e depressões côncavas (Regmagliptos), e por um revestimento de óxido férrico, ferrugem. Os meteoritos férricos são magnéticos. Há os meteoritos Vítreos (tectitos) que são de estrutura amorfa e quase todos formados, predominantemente, de SiO2 (80%) e Al2O3 (10%). Cor verde-claro a escuro e negro. Diafaneidade: transparente, translúcido a opaco. Brilho: vítreo. Fratura: concoidal a irregular. Procedem do espaço, porem não foi observada nenhuma queda até o presente momento. Sua composição química é distintamente diferente da dos vidros magmáticos. A densidade é de 2,4.  De pequeno tamanho, de 200 a 300 gramas. Morfologia: em forma de disco, ovoide e fragmentos irregulares. Superfície lisa ou rugosa.

Foto 1 = Meteorito Férrico, encontrado em 1.836,  Brukkaros, Namíbia. Pesa 844 gramas e mede 9,5 x 8,2 x 4,5 cm.
Foto 2 = Meteorito Férrico, encontrado em 1.879, Estheville, Iowa, EUA. Pesa 24,8 gramas e mede 3 x 2,5 x 1,5 cm.
Foto 3 = É o efeito que se tem quando um meteorito de ferro é cortado, polido e atacado com ácido nítrico, forma esta figura típica só em meteoritos, linhas de 'Widmanstatten". 
Foto 4 = Meteorito Férrico "Regmaglipts". Encontrado em 1.947, Paseka, Rússia. Mede 4,9 x 4,2 x 1,8 cm. Neste tipo de meteorito, acontece por que na entrada da atmosfera, os minerais menos resistente sofre combustão, dando este efeito com cavidades na sua superfície.
Foto 5, 6 e 7 = Meteorito condrito carbonáceo ou Pétreo. Queda em 1969, Chihuahua, México. Pesa 202 gramas. Mede 8,9 x 6,8 x 2,4 cm. Composição: olivina, ortopiroxênio, augita, anortita, etc. A foto 5 mostra o meteorito natural. A foto 6 mostra o meteorito cortado. A foto 7 mostra ampliado seus grânulos minerais.
Foto 8 = Tectite - Moldavite. Pesa 21,5 gramas e mede 5,2 x 2,6 x 1,2 cm. Bohemia, República Checa. Pensa-se que são vidros vindos do espaço, sem comprovação científica.
Fotos gentilmente permitidas pela Crystal Classics.

5 comentários:

  1. ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim, se precisar podemos te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor.
    Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho umas rochas que aparentam ser meteoritos,mandei pra análise, é passou 4 meses e não foi identificada, pelo Instituto de geologia do Brasil no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Preciso de ajuda,contato whatssap,32988139668,arleyabilio!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu esclarecimentos tenho algumas rochas preciso de ajuda para analisar entre em contato com migo meu whatssap, 973153202.sou de suzano sp posso te mandar fotos pelo Zap. Obrigado Boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Hoje achei umas fragmentos de rochas semelhante a chumbo com certeza algum tipo de mineral meu ZAP (19)984575598

    ResponderExcluir